Como apagar dados de um aplicativo Android?

Apagar dados de um aplicativo Android
Como apagar dados de um aplicativo Android

Como apagar dados de um aplicativo Android? Quando você tem problemas com um aplicativo, as soluções típicas são reiniciar o celular, limpar o cache, forçar o fechamento de um aplicativo e quando nada funcionar, excluir os dados de um aplicativo, também chamado de limpar o armazenamento.

Esta solução foi útil para corrigir o problema do WebView, embora seja normal deixá-lo como último recurso, pois seus efeitos são mais destrutivos do que limpar o cache.

O cache é dispensável, mas os dados não, portanto, você perderá o progresso e a configuração do aplicativo. Dizemos como deletar os dados de um aplicativo e o que acontece ao fazer isso.

Como apagar dados de um aplicativo Android Facilmente?

Se você precisar apagar dados de um aplicativo Android, existem várias maneiras de fazer isso. Basicamente, você precisa ir para a janela de informações do aplicativo, o local onde as permissões usadas pelo aplicativo são exibidas. Existem várias maneiras de chegar a esta janela.

Por exemplo, em versões relativamente modernas e em iniciadores que o suportam, você pode tocar longamente no ícone do aplicativo e tocar no ícone de informações.

Configurações Clique em Aplicativos
Configurações Clique em Aplicativos
Selecionar Armazenamento
Selecionar Armazenamento
Limpar Dados e Cache
Limpar Dados e Cache
Confirmar Limpeza de Dados
Confirmar Limpeza de Dados

Se essa opção não estiver disponível em seu celular, uma maneira segura de acessá-la é por meio das configurações do Android. Como de costume, as configurações mudam de uma versão do Android para outra e nas diferentes camadas de personalização, mas em quase todos os casos o celular terá uma seção de Aplicativos nas configurações.

Em seguida, toque no aplicativo cujos dados você deseja excluir. Pode ser necessário tocar em Ver todos os aplicativos para retirá-lo.

Em seguida, você verá a janela com as informações do aplicativo. O design pode ser um pouco diferente das imagens mostradas aqui (que são do Android 12), mas é normal ver o nome do aplicativo, seu ícone e uma série de seções com configurações.

Qual a diferença de limpar dados e limpar cache?

Em seguida, toque em Armazenamento ou nomes semelhantes. Dentro você verá os dados de quanto a aplicação ocupa, seu cache em seus dados e dois botões: um para limpar o cache e outro para limpar os dados ou armazenamento. Pressione-o e aceite a janela de confirmação que aparece.

Lembre-se de que apagar dados de um aplicativo Android é irreversível. Ao contrário do cache, que são dados dispensáveis ​​e regeneráveis, os dados de um aplicativo não serão recuperados a menos que o aplicativo os recupere de sua conta após o login ou algo semelhante.

O que acontece ao apagar dados de um aplicativo Android

O espaço que um aplicativo ocupa em um celular Android é dividido em três partes: o próprio aplicativo, seus dados e o cache.

Os dados incluem todas as configurações e bases de dados, para que ao apagá-los a aplicação volte ao estado de fábrica, sem qualquer configuração.

Portanto, duas coisas podem acontecer. Se for um aplicativo que salva todos os seus dados e configurações na nuvem – como a maioria dos aplicativos do Google – as configurações serão baixadas de seus servidores após o login com sua conta e você pode continuar a usá-lo normalmente.

A única diferença nesses casos é que a janela de boas-vindas é exibida e você pode perder algumas configurações.

Se for um aplicativo que salva sua configuração no celular, você perderá todo o andamento, toda configuração e, basicamente, tudo. Será como se acabasse de instalar a aplicação pela primeira vez no seu telefone.

A única exceção são os dados que o aplicativo salvará separadamente no celular, como fotos de um aplicativo da câmera. Isso permanece.

Por outro lado, excluir os dados de um aplicativo também exclui o cache. Ou seja, se você acabou de deletar os dados de um aplicativo e deseja deletar o cache, o botão aparece desabilitado porque não pode estar: ele já foi deletado. Agora que já sabe Como apagar dados de um aplicativo Android, compartilhe com seus amigos na redes sociais. Ajude o Ideias Mobile a crescer!