Novas funções do Android 12 – Performance e Estética

Novas funções do Android 12
Novas funções do Android 12

Um grande salto na personalização com melhorias notáveis ​​na estética, conheça as novas funções do Android 12 aqui no Ideias Mobile!

Hoje é um grande dia para o Android: a última versão do sistema, atualmente na versão Preview, já está disponível para instalação. E não perdemos tempo mostrando isso: depois de testar o Android 12 em nosso Google Pixel 4A, vamos explicar o que pensamos.

Que o Android é um sistema mais do que maduro, é óbvio; não em vão, o Google evoluiu sua descendência para níveis de qualidade, privacidade, segurança e versatilidade que rivalizam com qualquer outro sistema móvel.

E claro, o salto entre as versões traz cada vez menos novidades, já que a estética, as funções e a interface estão em alto nível. Então, o que o Google tem reservado para nós com o Android 12? As primeiras sensações são muito boas.

Novas funções do Android 12: Personalizável e com mudanças profundas na interface

Corria o boato de que o Google iria expandir a personalização com o Android 12, e o fez: o primeiro Preview oferece um configurador de aparência completo para que cada pessoa adapte o sistema aos seus gostos.

Não é tão completo quanto os temas de camada, como MIUI, One UI ou EMUI, e é herdado de celulares Android 11, como o Google Pixel 5.

Escolha um tipo de fonte, estilo de ícone, cor de destaque, formato de ícone e salve suas personalizações como um tema (nomeie-os) para facilitar a alternância entre eles.

Além disso, o Google refaz as configurações do Android 12 para renovar os ícones e a ordem dos menus. Os alertas de ‘Segurança e emergência’ têm sua própria seção no referido menu de configurações, que agora exibem novas funções do Android 12.

E o avatar da conta permanece flutuando na área superior da tela ao lado do mecanismo de busca com a rolagem das configurações.

Artigo Relacionado: Novo Recurso: Publicações dos Visitantes no Google Maps
Novas funções do Android 12 de Segurança
Novas funções do Android 12 de Segurança

A segurança faz mais sentido com o Android 12: além da maior presença do referido menu de emergência, a nova versão do sistema permite ligar para emergências pressionando repetidamente o botão liga / desliga.

Pula automaticamente um cronômetro de cinco segundos; após o qual a chamada será feita.

O Google escondeu uma interface diferente para o Android 12 que é ativada pelo ADB. Com ele, a aparência do sistema muda de estilo para melhorar seu uso com uma mão, algo semelhante ao que a Samsung consegue com o One UI.

A interface está oculta para essas novas funções do Android 12, vamos ver se o Google a lança na versão beta ou acaba retirando-a.

Um detalhe que o Google incluiu no Android 12 é o andamento da recuperação de um backup. Semelhante ao Apple no iOS, o sistema reserva os ícones e posições nos desktops enquanto restaura os aplicativos.

E coloca um ‘anel’ de progresso ao redor do contorno dos ícones enquanto os mantém acinzentados durante a instalação.

Há uma novidade no Android 12 Preview que parece um retrocesso: o modo escuro não tem mais fundos pretos para configurações e notificações rápidas. Agora o plano de fundo é cinza escuro.

Remodelado para notificações nas novas funções do Android 12

Nova interface para fácil uso com uma mão
Nova interface para fácil uso com uma mão

O Google melhorou a estética das notificações, fazendo com que os cartões ganhassem integração na área suspensa das notificações. As respostas inteligentes em notificações também dão um salto em frente: mais precisas e proativas.

Tudo vai depender da aplicação e do conteúdo da mensagem, o sistema nem sempre interpreta a situação corretamente.

O histórico de notificações é muito mais acessível no Android 12: pode ser ativado e desativado diretamente nas configurações de notificação. As bolhas também são ajustadas a partir daí, agora são mais confortáveis ​​de configurar.

Claro, a compatibilidade com essas bolhas de notificação continua a depender de cada aplicativo.

A área de notificação ganha a capacidade de ser exibida a partir de qualquer aplicativo puxando para baixo da parte superior da tela. Ele não funciona mais apenas quando o telefone está nas mesas.

Dentro da área de notificações, o Google atualizou o media player para incluir uma opção muito útil: agora você pode escolher os aplicativos que terão acesso ao referido media player.

Que não queremos que o player do YouTube esteja sempre presente? O acesso rápido é removido e pronto. Gostaram das novas funções do Android 12 na área de multimídia?

Android 12 é mais inteligente

Android 12 é mais inteligente
Android 12 é mais inteligente

O Google adicionou um nível mais alto de IA a todo o sistema para torná-lo muito mais produtivo. As respostas inteligentes nas notificações são um bom exemplo: agora é mais fácil responder às mensagens sem digitar nada e com sugestões oferecidas dependendo da situação.

Além disso, a própria interface faz sugestões: ao pegar atalhos do dock, o iniciador preenche os aplicativos mais usados.

As animações do Android 12 são mais suaves. Rolar entre os aplicativos com o gesto na barra inferior é uma alegria, assim como baixar a barra de notificação e ver como eles são exibidos em ordem.

O Android 12 também facilita a tarefa de convidar alguém para a rede WiFi: para além do código QR, agora também pode enviar a chave WiFi através de ‘ Partilhar por Perto ‘.

Desta forma, podemos dar acesso a qualquer telefone ou tablet Android próximo sem digitar as chaves e com a garantia de que eles não saberão a senha. Estamos testando exaustivamente o Android 12: à medida que encontrarmos novas funções do Android 12, atualizaremos este artigo.